Comércio

Vendas de Páscoa começam a aumentar

Data aumenta a busca por gêneros alimentícios como chocolate

Foto: Carlos Queiroz - DP - Variedade de produtos inclui kits com chocolates, criados exclusivamente para a data

O movimento intenso de consumidores no comércio especializado de Páscoa, na segunda-feira (3) à tarde, mostrava que a data continua sendo importante para as famílias. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar o faturamento. A expectativa é que as vendas cresçam até 30% sobre as do ano passado.

A dona de casa Vera Mendes, moradora na praia do Laranjal, fazia já na segunda as compras para presentear no domingo, o Dia da Páscoa. “Está um preço bom”, avalia Vera, que fez pesquisa dos custos do produto, antes de efetivar a aquisição.

Com o carrinho cheio de chocolates, a dona de casa concorda que a família é grande. “São seis netos e dois bisnetos”, diz. Cada um pede um chocolate e ela atende, conforme conta.

Uma das opções escolhida por Vera foram os kits exclusivos criados pela loja: um pequeno balde e um carrinho, ambos recheados de chocolates e balas, que estão sendo muito bem aceitos pelos clientes, segundo a comerciante Fernanda Nunes.

Na sua avaliação, segunda-feira foi o dia de maior fluxo de clientes na loja para compras de Páscoa, mas que deve se tornar ainda maior nos próximos dias, a partir do pagamento dos salários para os trabalhadores.

Sobre incremento das vendas, explica que o calor das semanas anteriores prejudicou as vendas antecipadas dos chocolates. Além dos kits, vendidos a R$ 79,99, contendo quase meio quilo de chocolates, existem ovos com brinquedos, a partir de R$ 39,99, resultado de parceria com fabricantes de Gramado.

Fernanda também ressalta a decoração da casa como tendência para a Páscoa, a exemplo do Natal. É grande a variedade de louças com coelhinhos para a mesa festiva, conta. “São opções para deixar a casa bonita”, diz, citando uma variedade de coelhos de pelúcia.

Mercado e preços
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), os fabricantes de chocolates colocarão 440 itens de Páscoa nas prateleiras de todo o País, com 163 lançamentos - o maior número desde 2015, quando a entidade começou a contabilizá-los.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os preços dos chocolates tiveram aumentos entre 13% e 18%. Os aumentos, segundo a economista Nadja Heiderich, são justificados por dois principais fatores: o preço do cacau no mercado internacional, que subiu consideravelmente nos últimos anos, e dos insumos importados, incluindo as embalagens de plástico e de papel.

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